Conclusão: A Nvidia teve um ano cheio em 2022, com o lançamento dos RTX 4090 e 4080 para começar uma nova geração de placas gráficas, e parece que 2023 será ainda mais intenso para a empresa gráfica.
Nós elaboramos uma lista de nossas expectativas para a Nvidia no ano de 2023, baseadas em boatos e na nossa própria opinião de especialistas a respeito das próximas iniciativas da companhia.
Se você é uma grande fã da Nvidia e quer se manter atualizado sobre o que ela poderá estar fazendo nos próximos doze meses, siga lendo.
Novos modelos da placa gráfica RTX 4000 estão a caminho.
A Nvidia lançou recentemente uma nova linha de placas gráficas, a RTX 4000, mas por enquanto só tem dois produtos nela. Entretanto, em 2023, existe a expectativa de que um grande número de novas placas gráficas Nvidia entrarão no mercado.
A Nvidia GeForce RTX 4070 Ti está prevista para fazer parte da linha de produtos, pois a Nvidia optou por reverter a decisão de lançar dois modelos diferentes do RTX 4080.
Espera-se que um RTX 4060 de gama média ou RTX 4060 Ti cheguem em 2023, com possibilidades como o RTX 4050 e o RTX 4070 também. Isso seria um grande avanço, tornando finalmente a série RTX 4000 acessível para jogadores de PC comuns, graças ao seu desempenho alto e recursos aprimorados, como DLSS 3.0 e rastreamento de raio mais eficiente.
Os novos GPUs RTX 4000 para laptops estão aqui.
Agora que a série RTX 4000 de placas gráficas foi apresentada, parece que é a hora certa para que a Nvidia divulgue suas GPUs para laptops denominadas de igual forma.
Durante o CES 2023, a Nvidia deve trazer à tona seus mais recentes GPUs para laptops. É provável que entre os chips GPU para os portáteis de jogos sejam anunciados os RTX 4060, RTX 4070 e RTX 4080.
É importante destacar que essas placas gráficas não serão tão fortes quanto suas versões de computador de mesa, visto que utilizam uma energia menor para operar em um computador portátil, mas ainda assim oferecerão um aumento significativo de performance comparado com notebooks a partir de 2022, além de terem acesso a novas funções como o DLSS 3.0 para jogos suportados.
Esperamos que a Nvidia lance as GPUs RTX 4000 em 2023 para aumentar significativamente o desempenho dos laptops de jogos, ao invés de adiar a data para o ano seguinte.
Servidores que são melhorados com a GeForce agora.
A GeForce Now da Nvidia é um fantástico serviço de assinatura que usa o poder da nuvem para permitir que você jogue jogos de PC atuais em qualquer dispositivo compatível, sem se preocupar com suas próprias configurações.
Atualmente, o nível mais avançado (e caro) permite que você aproveite o desempenho da placa gráfica RTX 3080, mas essa sente-se obsoleta desde que a Nvidia liberou as suas placas gráficas RTX 4090 e RTX 4080 mais potentes.
Esperamos que a NVIDIA modernize seus servidores GeForce NOW em 2023, permitindo que os assinantes tenham acesso às tecnologias mais recentes de placas gráficas. Isso significa que jogos mais recentes deverão ser capazes de processar rastreamento de raio em 4K, mantendo a fluidez incrível.
Ainda não se sabe se o novo servidor RTX 4080 substituirá o RTX 3080 existente ou será oferecido como uma opção ainda mais cara. No entanto, com a crescente popularidade do GeForce Now, é razoável que a Nvidia melhore a experiência do usuário no próximo ano.
Cartão Wild: Será que o Nintendo Switch 2 terá um novo chip?
A maior parte da população está de acordo que o Nintendo Switch tem enfrentado dificuldades para manter o passo com os jogos modernos devido ao seu processador ultrapassado, e a Nintendo foi compelida a recorrer ao serviço de nuvem para fornecer suporte a numerosos títulos de terceiros. Por conseguinte, é possível que uma nova versão Switch 2 ou Switch Pro seja lançada em breve.
A relação entre a Nvidia e o Switch é que o console é alimentado pelo Tegra X1 da Nvidia. Dessa forma, é provável que a Nintendo mantenha a parceria com a Nvidia para fazer o próximo Switch.
A Nvidia fez enormes avanços no campo dos gráficos desde o lançamento do console original do Nintendo Switch, especialmente quando se trata de processamento de inteligência artificial. Funções como DLSS usam IA para melhorar o desempenho dos jogos, com pouca redução na qualidade dos gráficos. Essa ferramenta seria incrivelmente útil para um console da Nintendo, permitindo que os desenvolvedores criem jogos complexos sem se preocupar com problemas de desempenho.
Eu coloquei isso como uma possibilidade, pois não temos certeza se a Nintendo lançará um novo console Switch em 2023. Se isso não ocorrer, ao menos esperamos que a empresa compartilhe boas notícias sobre o console tão esperado. O Switch original será seis anos velho no ano que vem, o que se iguala ao intervalo entre o PS4 e o PS5.