Devido aos rumores de uma possível proibição, o preço da GPU de Inteligência Artificial Ampere A800 da NVIDIA, especialmente desenvolvida para o mercado chinês, subiu.
A NVIDIA mostra um aumento de 10% no preço de sua GPU A800, com o enorme interesse dos mercados chineses.
Aqueles que não sabem, os A800 e H800 são uma versão reduzida das GPUs high-end A100 e H100 da NVIDIA, devido às sanções impostas para limitar a superioridade tecnológica da China em relação aos EUA. No entanto, a NVIDIA sentiu a enorme demanda e decidiu vender uma variante degradada para tornar seus produtos disponíveis na China e, assim, se beneficiar dela.
Os aceleradores NVIDIA A800 Data Center foram desenvolvidos para a China, permitindo que eles contornem a proibição de chips.
Como se esperava, a GPU se vendeu como bolos quentes e a NVIDIA não foi capaz de atender à demanda, resultando em um preço substancialmente alto. Agora, o Wall Street Journal reporta que o Governo dos Estados Unidos está considerando uma proibição mais ampla para prevenir o acesso à alta tecnologia para a China. Esta ação pode ter um grande impacto nos mercados locais, uma vez que a IA é muito mais popular na China e uma eventual proibição poderia ter consequências devastadoras.
Os rumores resultaram num pânico nos mercados chineses, o que explica porque o A800 está agora à venda a 110.000 yuan/US$15,211, 10.000 yuan mais caro do que o preço inicial. Esta é uma grande diferença, levando em conta tratar-se de uma variação de uma GPU Ampere. O hype AI tem ganho grande popularidade na China, fazendo com que até mesmo o A800 seja altamente procurado.
O NVIDIA A800 opera com a mesma arquitetura de chip que a GPU Ampere A100, e é disponibilizado em três variações: duas versões PCIe com 40 GB e 80 GB, e uma versão SXM de 80 GB. Suas GPUs são capazes de proporcionar até 9,7 TFLOPs de FP64, 19,5 TFLOPs de FP64 Tensor Core, 19,5 TFLOPs de FP32, 156 TFLOPs (312 TFLOPs com esparsidade) TF32, 312 TFLOPs (624 TFLOPs com esparsidade) BFLOAT16 e 624 TOPSNT8 de desempenho. A variante de 40 GB vem equipada com memória HBM2, que possibilita até 1.555 TB/s de largura de banda, enquanto as versões com 80 GB possuem HBM2e, com até 2 TB/s de largura de banda.
Embora ainda não haja nenhuma medida oficial de proibição, ela provocou uma grande ascensão dos GPUs de IA. A NVIDIA é a que mais se beneficiou do boom da Inteligência Artificial, pois conseguiu atingir uma avaliação de trilhões de dólares graças ao impulso nas vendas que ela ofereceu.
MyDrivers oferece um serviço de notícias sobre os últimos desenvolvimentos.