O TSN é uma modernização das especificações Ethernet, tornando-o determinístico e servindo como base para a construção de arquiteturas de rede convergentes. Por isso, especialistas em tecnologia de rede e automação industrial identificam o TSN como uma tecnologia-chave para aplicações inteligentes e industriais voltadas para o futuro.
Novas aplicações exigirão transferências de grandes quantidades de diferentes tipos de dados, dentro da empresa. O TSN é a única tecnologia que pode suportar essa demanda, com a sua capacidade de fornecer uma rede convergente, para sincronização, agendamento de tráfego, priorização e filtragem. Estas características são importantes para os fabricantes que querem incorporar a tecnologia aos seus novos produtos.
Karsten Schneider, presidente da PI, ressaltou: “A TSN está se tornando uma tecnologia significativa neste momento. Ela evoluiu ao longo dos anos e agora está realmente pronta para entrar no mercado. Se você é um fabricante de dispositivos e ainda não começou a usá-la, é melhor começar. Invista na tecnologia e coloque-a em prática, pois agora é a hora de fazê-lo.”
Dado o grande papel que o TSN desempenha na criação de linhas de produção altamente automatizadas para inúmeras indústrias, é extremamente importante padronizar esses sistemas. Por essa razão, várias organizações de rede aberta se uniram para apresentar um método comum de teste. Esta parceria resultou na iniciativa TIACC, cujo objetivo é criar testes de conformidade TSN, contando com a Fundação CLPA, PI, Avnu Alliance, ODVA e OPCF (OPCF).
Karsten Schneider ilustra: “Nós temos hoje em dia muitas tecnologias proprietárias e muito personalizadas. O TSN nos permite oferecer uma infraestrutura aberta e padronizada que todos nós podemos utilizar.”
Desde sua origem, o grupo de trabalho TIACC tem se dedicado a ajudar especialistas em TI de rede e fabricantes de automação industrial a implementar essa modernização, estabelecendo um único protocolo de verificação de conformidade. Isso fornecerá uma certificação uniforme e padronizada para produtos compatíveis com TSN, de acordo com o perfil IEC/IEEE 60802 de TSN para Automação Industrial.
Tom Burke, Consultor Estratégico Global da CLPA, acrescenta: “O TIACC é tudo sobre cumprir as normas. Estamos trabalhando juntos para erigir a infraestrutura de verificação necessária para nos permitir ter consistência e confirmação de todas as nossas tecnologias de rede.” Karsten Schneider dá o seu aval: “O IACC é uma realização muito importante. Temos de assegurar que a interoperabilidade aos usuários finais se estende (através de toda a base de dispositivos instalados) – temos de garantir que (nossos dispositivos) funcionam em conjunto. É por esta razão que começamos esta cooperação: definir um procedimento e arquitetura comuns de avaliação para asegurar a interoperabilidade.”
Graças às principais atividades do programa TIACC e seus membros, engenheiros e fornecedores de automação industrial poderão oferecer soluções altamente competitivas e totalmente interoperáveis que ajudarão os usuários a alcançarem saltos quânticos em sua transformação digital. Como resultado, a adoção do TSN pode impulsionar a competitividade de todas essas comunidades. Tom Burke conclui: “O CLPA está aqui para ajudar nossos parceiros a adotar rapidamente a tecnologia CC-Link IE TSN, a primeira Ethernet industrial gigabit aberta com funções TSN. Temos uma infinidade de parceiros que apoiam as tecnologias CC-Link por um longo período de tempo, agora estamos trabalhando com esses parceiros novamente para ajudá-los a adotar a nova tecnologia TSN, permitindo uma ponte de comunicação através de toda a empresa) através da interoperabilidade total. ”
Existe muito conteúdo editorial adicional em nosso site irmão, Electronic Specifier! Ou você pode entrar na conversa comentando abaixo ou visitando nossa página do LinkedIn.