Não havia como evitar: a Microsoft anunciou que mais propagandas estão sendo adicionadas ao chatbot alimentado por Inteligência Artificial do Bing. Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo da Microsoft, declarou em um postagem no blog na quarta-feira que a empresa está “investigando a possibilidade de implantar anúncios na experiência de conversação”, e quando questionamos a respeito de mais informações, um representante da Microsoft confirmou a mudança.
Caitlin Roulston, diretor de Comunicações da Microsoft, declarou ao The Verge que, sim, os anúncios serão exibidos no novo Bing, particularmente no chat, de maneira semelhante aos resultados de busca tradicionais. Embora o Bing esteja em pré-visualização, pode haver mudanças nas formas como os anúncios são apresentados. A Microsoft está ainda investigando novas maneiras de criar experiências de anúncios e mais informações serão fornecidas em breve.
A Microsoft vem realizando testes de anúncios no Bing há algum tempo – ela discutiu-os com agências de publicidade em fevereiro. Os anúncios também foram adicionados à experiência de bate-papo com o lançamento da visualização em fevereiro, aparecendo como ligações patrocinadas e dentro dos resultados de compra. Se você quiser uma ideia do que os novos anúncios podem parecer, olhe para este exemplo compartilhado por Debarghya Das de uma procura por Honda baratos. Depois de duas das frases, há citações com uma pequena caixa “Ad” que parecem ligar para o Bing.
Eu não tive nenhuma visualização dos anúncios do Google Chat, portanto não consigo afirmar se há algum tipo de “fluctuação” citado por Roulston na declaração. Contudo, o exemplo divulgado por Das parece ser uma maneira plausível para a Microsoft marcar o anúncio, e, se for este o caso que todos acabarão por ver, não seria razoável suspeitar.
Ainda não sabemos quantos anúncios veremos ou como a Microsoft decidirá se irá exibir um anúncio ou oferecer uma resposta diretamente de um editor ou site. No post do blog, Mehdi afirmou que a Microsoft pretende “divulgar a renda de anúncios com parceiros cujo conteúdo contribuiu para a resposta de bate-papo”, mas não indicou como a empresa planeja equilibrar os anúncios e as respostas não-anunciadas. Quer seja qual for esse equilíbrio, a inclusão de anúncios acrescentará à carga cognitiva já desafiadora de determinar se se pode confiar em uma determinada resposta.
Se quiser experimentar o serviço de bate-papo do Bing, você provavelmente vai ser atendido imediatamente.
À medida que o dia 29 de março chegava ao fim, a Microsoft forneceu detalhes sobre seus testes de anúncios e discutiu com anunciantes.
A Microsoft anunciou recentemente que, desde o lançamento do Bing Chat, diferentes formas de anúncios foram implementadas. Atualmente, a empresa está adicionando novos anúncios inline aos resultados apresentados. Esta atualização foi efetuada no dia 30 de março às 5:30 da manhã (ET).