A aba “Descubra” do Fortnite possui a opção de selecionar os jogos Epic Games, tais como Battle Royale ou as experiências criadas por não-epicos, e agora exibe quantos jogadores estão presentes em cada experiência. Esta alteração foi implementada oficialmente na quarta-feira, e pode ser uma boa referência para os criadores para compararem seu trabalho aos modos oficiais da Epic.
Na aba Descobrir do jogo, é possível ver o número de jogadores em jogo a qualquer momento, segundo o Dan Walsh, porta-voz da Epic. De acordo com o que eu observei, a popularidade do Battle Royale da Epic e do Zero Build (lançado no ano passado) é muito maior do que qualquer outra experiência produzida por terceiros.
Antes de divulgar esta notícia, Battle Royale alcançou 343 mil jogadores e Zero Build em 255 mil. A maior contagem de jogadores que eu consegui encontrar em uma experiência não-épica foi cerca de 22 mil. Isso foi certamente a exceção. Verificar a seção “Popular” do Discover, mostrava contagens de jogadores em milhares, e muitas outras partes do catálogo apresentavam números triplos ou duplos.
A maior parte do tempo gasto pelos jogadores nos jogos criados pelo Epic é usada nos dois modos Battle Royale. Por minhas contas, cerca de 600.000 jogadores estavam jogando os Battle Royales, enquanto o restante das experiências da linha “By Epic” tinha pouco mais de 108.000 participantes. Não é de espantar que os Battle Royales sejam os mais populares – Epic dedica muito esforço em mantê-los atualizados – agora existem números que o comprovam.
Até agora, não existiam métricas acessíveis para determinar o número de participantes usando um criador de ilhas em vez de um da Epic, então esses dados serão cruciais enquanto os criadores tentam determinar sua posição no novo universo da “Economia do Criador 2.0” com relação ao Fortnite. Com o novo sistema, a Epic fornecerá 40% dos lucros líquidos do Fortnite aos criadores de acordo com o envolvimento com suas “ilhas” (terminologia da Epic para experiências dentro do jogo), mas a Epic também poderá receber dinheiro desta fonte para cobrir os custos de desenvolvimento de jogos.
Em relação ao meio ambiente, a poluição tem sido uma preocupação recorrente.
- A ricamente generosa economia criada pela Fortnite tem uma grandiosa captura.
- Tim Sweeney descreve como o metaverse pode ser efetivamente implementado.
As métricas recentemente implementadas colocam o Epic Games em parceria com o Roblox, que exibe o número de jogadores enquanto você navega nas experiências oferecidas. Isto nos dá a oportunidade de fazer alguns interessantes confrontos – quando eu verifiquei o Roblox, houve aproximadamente 449.000 pessoas jogando o Brookhaven RP, que é cerca de 116.000 mais pessoas do que o modo Battle Royale do Fortnite. Embora as contagens de jogadores das plataformas não sejam completamente comparáveis, acredito que o número do Brookhaven ainda demonstra a grandeza do Roblox.
Não é só o número de jogadores que torna Roblox e Fortnite semelhantes: ambos têm um guia de descoberta e as páginas iniciais de roblox.com e fortnite.com são abundantes com linhas de diferentes experiências que você pode descobrir mais ao clicar nelas.
Epic Games fez uma jogada inteligente ao aumentar a transparência com a contagem de jogadores no Fortnite. Eles querem trazer mais criadores para a plataforma e essa mudança pode tornar o ambiente mais competitivo. Agora podemos acompanhar se os criadores conseguirão levar o jogo a um nível de popularidade semelhante ao do Battle Royale. É preciso esperar para ver se isso é possível.