A indústria de robótica e automação da Alemanha está em pleno progresso novamente este ano, com os resultados estimados para atingir 16,2 bilhões de euros em 2023, o que representa um aumento de 13%. A produção de 2022 já registrou um aumento de 5% em relação às vendas, totalizando 14,3 bilhões de euros.
Conforme Frank Konrad, presidente da VDMA Robotics + Automation, o setor de robótica e automação se expandirá, com as vendas previstas de 16,2 bilhões de euros em 2023, superando assim o recorde de 15,1 bilhões de euros de 2018. No momento, o mercado é caracterizado pela presença de pedidos completos, já que durante a pandemia, os fornecedores construíram grandes backlogs de pedidos, que atualmente estão sendo processados como gargalos nas cadeias de suprimentos. Assim, é possível afirmar que a indústria finalmente está deixando a pandemia para trás.
A robótica e a automação evoluíram de forma significativa em 2022.
- A percepção da máquina aumentou em 11%, com vendas na indústria alcançando os 3,4 bilhões de euros.
- Soluções Integradas de Montagem experimentaram um aumento de 5% nas vendas, totalizando 7,4 bilhões de euros.
- As vendas de robótica aumentaram de 1% para 3,5 bilhões de euros.
Em 2023, são esperadas tendências positivas nos três setores abrangidos. É esperado que a agricultura, a pecuária e a silvicultura experimentem um crescimento considerável.
- A análise feita pela máquina prevê um aumento de 7% nas vendas para 2023, o que significa que serão gerados € 3,6 bilhões.
- A indústria espera que as vendas no setor de Soluções Integradas de Montagem cresçam em 17%, totalizando 8,7 bilhões de euros.
- Se espera que a Robótica se expanda em 12%, para um valor de 3,9 bilhões de euros.
China em ritmo acelerado – robótica e automação no crescimento global
De acordo com a Federação Internacional de Robótica (IFR), em 2022, havia cerca de meio milhão de robôs industriais instalados em todo o mundo – o dobro do número de sete anos antes. A corrida de automação global é evidenciada pela densidade de robôs nas economias nacionais: a China já tinha superado os Estados Unidos em 2021, com 322 unidades de robôs para cada 10.000 empregados na indústria transformadora. Uma previsão recente da VDMA Robotics + Automation indica que a China ultrapassará a Alemanha em termos de densidade de robôs em 2023, alcançando assim um nível ainda maior de automação.
Dado o ambiente de competição intensa no cenário global, não podemos nos permitir ser negligentes. Por isso, Frank Konrad cumprimenta a ação do chanceler Olaf Scholz para reforçar a robótica e a automação na Alemanha.
A procura por especialistas na área de tecnologia aumenta devido à transformação digital.
No futuro, a robótica terá um papel significativo no setor de manufatura e serviços na Alemanha. Atualmente, o setor de serviços contribui com próximo de 70% do PIB. É necessário que a robótica de serviço esteja presente aqui para que se mantenha produtivo mesmo com a escassez de trabalhadores. O uso da automação nos laboratórios é um bom exemplo de seu potencial de aplicação.
A necessidade de robótica e automação na produção é motivada por forças transformadoras significativas: por exemplo, o setor automotivo está atualmente a trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias de produção para veículos elétricos.
A implementação de energias renováveis para a preservação ambiental necessita da elaboração em grande quantidade de produtos tecnológicos ecologicamente corretos, como pilhas de combustível, segundo padrões muito automatizados e econômicos. Para todas as áreas de produção, o objetivo é realizar operações de forma mais ecológica, criando produtos competitivos na Europa, ao mesmo tempo que se equilibra a escassez de mão-de-obra qualificada.
Automatica 2023, 27 a 30 de junho de 2023, Munique, Alemanha.
Konrad anunciou que espera-se o crescimento adicional da indústria de automação em 2023. A Feira Internacional de Automação e Robótica Inteligentes cobre toda a cadeia de suprimentos, desde os componentes até os sistemas, bem como serviços e aplicações para todas as indústrias de fabricação.
Existe muito conteúdo editorial disponível em nosso irmão, o site Electronic Specifier! Ou você pode participar da discussão deixando um comentário abaixo ou visitando nossa página do LinkedIn.