Líderes da indústria ao redor do mundo reconhecem o papel fundamental que o Networking Sensível ao Tempo (TSN) desempenha na criação de aplicações de última geração para a Indústria 4.0. A CC-Link Partner Association (CLPA) e a PROFIBUS & PROFINET International (PI) estão cientes dos benefícios que essa tecnologia de habilitação oferece e trabalham para ajudar os usuários e adotadores a tirar proveito dela. Ademais, essas organizações se empenham na padronização de diretrizes de certificação para dispositivos compatíveis, que serão alcançados pela TSN Industrial Automation Conformance Collaboration (TIACC).
A Ethernet foi atualizada para o TSN, o que permite a construção de arquiteturas de rede convergentes. Esta tecnologia é fundamental para o futuro da fabricação inteligente e automação industrial, pois suporta um volume elevado de diferentes tipos de dados. O TSN fornece sincronização, escalonamento de tráfego, priorização e encolhimento, tudo o que os fornecedores de automação precisam para desenvolver seus novos produtos.
Karsten Schneider, chefe da PI, afirmou: “A TSN se tornou uma tecnologia significativa neste ponto. O progresso foi feito nos últimos anos e agora está pronto para invadir o mercado. Se você é um fabricante de dispositivos e ainda não iniciou o uso dela, é melhor começar. Invista e implemente a tecnologia porque este é o momento certo para isso.”
Devido ao papel destacado que o TSN desempenha na criação de linhas de produção de alta tecnologia em toda uma variedade de setores, a padronização é de extrema importância. Por esse motivo, várias organizações de rede aberta se uniram para oferecer um método de testar esses sistemas de forma uniforme. Esta parceria gerou a TIACC, um projeto para criar testes padronizados para a conformidade TSN, envolvendo CLPA, PI, Avnu Alliance, ODVA e OPC Foundation.
Karsten Schneider explica que há muitas tecnologias proprietárias e especializadas hoje em dia. Ele destaca que o TSN oferece uma infraestrutura aberta e padronizada, acessível a todos. O grupo TIACC foi criado para ajudar os especialistas em tecnologia de rede e fornecedores de automação industrial a aderirem à essa inovação. Para isso, desenvolveram um plano único e comum de teste de conformidade. Esta medida dará suporte a uma certificação única e padronizada de produtos compatíveis com o TSN, de acordo com o perfil TSN IEC/IEEE 60802 para Automação Industrial.
Tom Burke, o Conselheiro Estratégico Global da CLPA, notou: “O TIACC é sobre a observância. Estamos trabalhando em conjunto para desenvolver a infraestrutura de testes necessária para nos assegurar de que haja consistência e verificação de todas as nossas tecnologias de rede.” Karsten Schneider concordou: “O IACC é uma conquista muito fundamental. Temos que nos certificar que a interoperabilidade do usuário final se estenda a toda a base de dispositivos instalados – precisamos ter certeza de que eles funcionam juntos. Por isso que começamos esta colaboração: estabelecer um procedimento e arquitetura de testes comuns para garantir a interoperabilidade.”
Graças às principais atividades do programa TIACC e seus membros, engenheiros e fornecedores de automação industrial poderão oferecer soluções altamente competitivas e totalmente interoperáveis que ajudarão os usuários a alcançarem saltos quânticos em sua transformação digital. Como resultado, a adoção do TSN pode impulsionar a competitividade de todas essas comunidades. Tom Burke conclui: “O CLPA está aqui para ajudar nossos parceiros a adotar rapidamente a tecnologia CC-Link IE TSN, a primeira Ethernet industrial gigabit aberta com funções TSN. Temos uma infinidade de parceiros que apoiam as tecnologias CC-Link por um longo período de tempo, agora estamos trabalhando com esses parceiros novamente para ajudá-los a adotar a nova tecnologia TSN, permitindo uma ponte de comunicação através de toda a empresa) através da interoperabilidade total. ”
Existe muito conteúdo editorial adicional no nosso site irmão, Electronic Specifier! Ou você pode sempre se unir à discussão, comentando abaixo ou acessando a nossa página do LinkedIn.