A Sony tem uma presença significativa nos diversos âmbitos da experiência de áudio e vídeo doméstico, desde TVs, fones de ouvido e alto-falantes sem fio.
Apesar de a Sony ter lançado algumas surpresas nos últimos anos, geralmente segue um calendário previsível, o que facilita as previsões do que está por vir. Mesmo assim, é possível que a Sony lance de vez em quando algumas curvas inesperadas.
Esperamos que a Sony traga novas inovações em 2023.
Os fones de ouvido sem fio WF-1000XM5 são o mais recente modelo da Sony, oferecendo som de alta qualidade.
Você pode lhe dar o relógio. O emblemático da Sony sem fio / sobre-orelhas está em seu ciclo de dois anos. 2022 marcou o lançamento do WH-1000XM5, o que significa que o WF-1000XM5 está próximo.
Embora o número no título seja 5, na verdade este seria o quarto modelo da linha WF-1000. O design para cada modelo tem melhorado. Será que o WF-1000XM4 terá significativas diferenças? Apenas algumas melhorias para ajuste/conforto, mas não esperamos grandes mudanças. A Sony parece ter encontrado um design que funciona para eles, mas é possível que estejamos errados.
Costumamos usar os produtos anteriores da Sony como um ponto de referência para o que está por vir, e no caso do LinkBuds S, eram semelhantes ao WF-1000XM4, porém, mais compactos e leves. Nós podemos ver mudanças semelhantes para o próximo verdadeiro fone de ouvido sem fio. Com o WH-1000XM5, houve tentativas de melhorar o desempenho de alta frequência e, mais uma vez, podemos esperar que essas melhorias sejam feitas para os próximos fones de ouvido.
Caso contrário, pode haver maior foco em serviços como o Endel, que é compatível com a linha LinkBuds. Geralmente, os vazamentos sobre fones de ouvido da Sony começam a aparecer na CES, mas a empresa tem conseguido manter seus segredos bem guardados. Não se espere que os vazamentos sobre esses fones de ouvido surjam até que eles estejam praticamente prontos para serem lançados.
As últimas TVs de LCD foram lançadas no mercado.
A Sony traz novidades na sua linha de TVs todos os anos. No entanto, a atualização dos modelos não é feita de uma vez, pois a empresa segue seu próprio ritmo. Alguns dos modelos de televisão fabricados pela Sony podem durar até dois anos.
Os A90J e A80J ainda estão em oferta 18 meses após seu lançamento e devem ser descontinuados em 2023. Temos a impressão de que a Sony não vai ainda substituir o A95K QD-OLED e deixá-lo no mercado por um longo período de tempo. No entanto, essa é uma grande suposição da nossa parte.
A Sony está pondo novas tecnologias na linha do processador Cognitive XR para aprimorar a qualidade de cores e tom-mapping. O novo chip da Mediatek também será considerado, pois oferecerá suporte HDMI 2.1 e Dolby Vision. Esta última ferramenta permitirá que a Sony entre no mercado de Dolby Vision Gaming. A companhia não costuma aderir rapidamente às novas tecnologias, então é necessário aguardar para ver o que acontecerá.
Áudio por toda parte na realidade de 360 graus.
Nos últimos tempos, a Sony tem feito esforços consideráveis para promover sua tecnologia de áudio 3D. Primeiro foi implementada em fones de ouvido, seguido de alguns alto-falantes sem fio e agora se estendeu para barras de som. O 360 Reality Audio tem sido uma parte cada vez maior da comunicação da Sony sobre som, e você certamente ouvirá sobre isso no próximo ano.
Não está claro como isto levará. Após sua apresentação em Amsterdã, a empresa afirmou que a 360 Reality Audio é uma parte fundamental da sua mensagem acerca do áudio. Esta tecnologia de mapeamento visa aprimorar a sensação de espaço e altura da trilha sonora Dolby Atmos. Além disso, ela também foi lançada em outros produtos, como um par de fones de ouvido sem fio da Audio Technica e barras de som da Sennheiser, mostrando que funciona muito bem.
Em 2023 faz dois anos desde que a Sony lançou os seus alto-falantes sem fio SRS-RA5000 e SRS-RA3000. Acreditamos que não teremos mais barras de som ou sistemas de alto-falantes que utilizam a mesma tecnologia, considerando que a Sony já anunciou vários deles. Estamos curiosos para ver o que acontecerá com o áudio espacial naquele ano, pois pode ser um grande passo adiante.