A Universidade de Strathclyde gerencia o Instituto Nacional de Fabricação da Escócia (NMIS) e abriu uma nova instalação emblemática no centro do Distrito de Inovação de Produção Avançada da Escócia (AMIDS) em Renfrewshire. Esta unidade visa impulsionar a economia do país, promover o desenvolvimento de habilidades e contribuir para o bem-estar das comunidades locais, tornando-as prósperas e sustentáveis.
Atuando como um atrativo para a produção avançada na Escócia e além, um campus de 11.500m² operacionalmente neutro em carbono próximo ao Aeroporto de Glasgow será um local de apoio para empresas de fabricação, engenharia e tecnologia associada de todos os tamanhos. Investigação e desenvolvimento inovador ajudará as empresas a aumentar sua produtividade, explorar oportunidades de mercado emergentes, abraçar novas tecnologias e visar resultados net-zero.
Mais de 179.000 trabalhadores estão envolvidos na indústria da Escócia, que representa mais da metade das exportações globais do país e quase metade das despesas de P&D.
A NMIS Manufacturing Skills Academy vai encontrar seu lar na nova instalação, conectada à Digital Factory, enquanto o centro de colaboração, aberto ao público, também ficará lá. O Light Manufacturing Centre (LMC), que também pertence à NMIS, se mudará de sua sede atual em Renfrewshire, com operações divididas entre o novo edifício e o centro original da NMIS, o Advanced Forming Research Centre da Universidade de Strathclyde (AFRC).
A Fábrica Digital NMIS apresenta diversas áreas de desenvolvimento tecnológico, incluindo um protótipo ciberfísico de alimentos e bebidas, um piso de loja conectado à Internet das Coisas Industrial (IIoT), um centro de comando de produção e um espaço dedicado a orientar os fabricantes na adoção da economia circular e na prolongação da vida útil dos produtos e sistemas. A fábrica sugere a enorme capacidade das tecnologias digitais de beneficiar os fabricantes na melhoria dos seus produtos e processos, contribuindo para uma economia líquida-zero, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade.
O Primeiro Ministro da Escócia, Humza Yousaf, inaugurou o edifício esta manhã, ao lado de Chris Courtney, CEO da NMIS; Sir Jim McDonald, presidente da NMIS Board e vice-presidente da Universidade de Strathclyde; Katherine Bennett, CEO da High Value Manufacturing do Reino Unido (HVM) Catapult; e o CEO da Scottish Enterprise, Adrian Gillespie, acompanhados por representantes de universidades, empresas e do governo.
Morrison Construction, do Grupo Galliford Try, construiu a instalação, e os arquitetos HLM de Glasgow a projetaram. Ela apresenta soluções modernas e limpas de baixo carbono para minimizar seu impacto no meio ambiente, como painéis solares no telhado para produção de energia elétrica, conexão com uma rede de aquecimento de última geração de baixo carbono e sistema de captação de água da chuva.
O Primeiro-Ministro Humza Yousaf afirmou que a inauguração do Instituto Nacional de Fabricação da Escócia (NMIS) foi um momento emocionante, pois permitirá que a tradição de inovação e engenharia da Escócia perdure, além de apoiar a nossa ambição de chegarmos à meta de zero emissões líquidas.
A Escócia é uma das nações mais pioneiras do globo. Juntando a pesquisa científica, a indústria e o setor público, essa instalação permitirá que empresas de todos os tamanhos adotem táticas criativas de produção e estimulem a inovação. A fabricação é essencial para o nosso desenvolvimento econômico de longo prazo e esse centro, subsidiado com 75 milhões de libras pelo Governo escocês, ajudará a garantir isso.
Esta é a primeira vez que divulgamos o relatório anual de progresso sobre a nossa Estratégia Nacional de Transformação Econômica. A NMIS é um símbolo tangível da colaboração que incentivamos, revelando nossa dedicação em entregar benefícios para empresas e indivíduos.
Desde 2019, a NMIS tem proporcionado mais de 150 projetos de pesquisa e desenvolvimento para 142 de seus clientes e parceiros. Já forneceu e reabilitou mais de 1.300 pessoas, colocou mais de 80 profissionais de pós-graduação na indústria escocesa, e auxiliou mais de 100 estagiários.
Chris Courtney, CEO do National Manufacturing Institute Scotland (NMIS), afirmou: “O logro de uma instalação desta escala e objetivo não foi alcançado por acaso. Agradecemos a nossos companheiros e parceiros, que trabalharam sem descanso juntos durante muitos anos para torná-lo em uma realidade. Foi um empreendimento verdadeiramente conjunto – desde a construção de uma perspectiva compartilhada do NMIS para proporcionar o nosso novo edifício de primeira classe.
Movendo-nos agora para uma fase de entrega de nossos objetivos, vamos buscar intensa colaboração com a indústria e oferecer soluções inovadoras para seus desafios mais complexos. A Escócia tem a vantagem de contar com um forte setor de fabricação, que suporta as capacidades de renome mundial na área de marítimos, energias renováveis, alimentos e bebidas, satélites e indústria espacial, dentre outros. Além disso, temos o privilégio de contar com universidades de ponta no mundo e um número crescente de empreendedores tecnológicos com alto espírito de inovação.
O NMIS tem a capacidade de exercer um papel decisivo para aproveitar este potencial para influenciar o que fazemos e como o fazemos de forma sustentável e eficiente. Existe uma necessidade industrial verdadeira para soluções tecnológicas mais verdes e inovadoras que usam o poder da digitalização, em conjunto com as competências do futuro que todos nós necessitamos para progredir. Vamos trabalhar em parceria com nossos parceiros industriais, nossa equipe talentosa e o ecossistema mais amplo para trazer esse futuro de fabricação mais brilhante.
O Sr. Jim McDonald, professor e presidente do conselho da NMIS, além de vice-presidente da Universidade de Strathclyde, declarou que a NMIS ajudará a estabelecer a Escócia e o Reino Unido como um lugar de destaque mundial para estudos, inovação e para recrutar profissionais de alto nível para a fabricação avançada em vários campos, como aeroespacial, energia renovável, fotônica e transportes.
A NMIS, como único elemento em ascensão no ecossistema de inovação da Escócia, possuirá um grande papel de liderança na construção da capacidade da Indústria 4.0, auxiliando a indústria na criação de dados, soluções digitais com inteligência artificial para atrair investimentos significativos que trarão lucro econômico tanto local quanto nacionalmente.
Katherine Bennett CBE, CEO da HVM Catapult, afirmou que este recurso de última geração é um grande benefício para os fabricantes. Desenvolver as mais recentes tecnologias digitais, juntamente com a força de trabalho necessária para implementá-las, permitirá que as empresas se tornem mais eficientes, suas cadeias de suprimentos mais resistentes e o setor mais sustentável.
A NMIS foi construída em parceria, junto a entidades governamentais, acadêmicas e empresas industriais, tendo contado com a ajuda da Innovate UK. O novo prédio colocará a HVM Catapult na linha de frente para promover a mudança industrial no Reino Unido.
Adrian Gillespie, CEO da Scottish Enterprise, declarou que a NMIS é uma instalação de primeira qualidade, que expande o alcance da Escócia no campo da inovação e da produção avançada. Além disso, a instalação revolucionária tem atraído atenção e capital de grandes companhias estrangeiras, e também tem estabelecido alianças com empresas por toda a Escócia.
A Scottish Enterprise irá trabalhar de forma estreita com a NMIS para auxiliar os fabricantes escoceses a aproveitar ao máximo as ótimas instalações e especializações do instituto, a fim de estimular a inovação nos processos de produção e criação de produtos, e também para levar seus produtos a mercados globais.
A Ernst & Young Attractiveness Survey escolheu novamente a Escócia como a melhor localização para investimento estrangeiro direto fora de Londres no Reino Unido. Nós, através de nossa ampla rede, vamos divulgar o ótimo ativo de fabricação deste país para contribuir com o sucesso econômico da Escócia no futuro.
O NMIS é administrado pela Universidade de Strathclyde com o apoio do Governo Escocês, Scottish Enterprise, Highlands and Islands Enterprise, South of Scotland Enterprise, Skills Development Scotland, Renfrewshire Council e pelo Scottish Funding Council. Além disso, ele faz parte da Catapulta de Fabricação de Alto Valor do Reino Unido.