Quando a equipe da The Browser Company partiu para o início deste ano para desenvolver um navegador móvel, o CEO Josh Miller estabeleceu uma regra: não seria permitido construir um navegador móvel padrão. Construir algo semelhante ao Safari parecia uma perda de tempo, pois já existia. Devido à forma como a Apple bloqueia o progresso no desenvolvimento de navegadores, praticamente todas as outras opções no iOS são iguais ao Safari. Além disso, a Empresa Browser não está tentando criar outro navegador da web – está tentando criar “o computador da internet”, um sistema operacional para a internet que altera a maneira como interagimos com aplicativos e conteúdos online.
Em vez de começar com o desenvolvimento de um navegador, a equipe decidiu focar em trazer a Barra lateral do Arco para dispositivos móveis. A Barra lateral é o recurso central do aplicativo desktop do Arco e uma das razões pelas quais se tornou o mais recente navegador emocionante em anos. Ela é uma mistura de ferramentas de bookmarking e lançador de aplicativos e oferece um meio de organizar toda a sua vida online de forma que faça sentido para você. Segundo Miller, quando foi realizada uma pesquisa com mais de mil membros do Arco, cada pessoa não pediu por um substituto para o Safari móvel, mas sim por sua Barra lateral no seu telefone.
Arc para celular – também conhecido como Archie – já está disponível para iOS, embora só aqueles com convites possam usá-lo. (Você pode obter um convite aqui, e apenas 10.000 pessoas conseguirão um). Este aplicativo é muito mais do que uma barra lateral no seu telefone. Miller e The Browser Company planejam substituir seu navegador padrão e construir toda a sua visão de computador de Internet em um aplicativo móvel. No entanto, mesmo nesta versão inicial, eu já fiquei surpreso como é útil ter a minha barra lateral no meu celular.
Quando você abrir o aplicativo Arc e entrar em sua conta, ele automaticamente preencherá todas as janelas individuais que você criou. Essas janelas funcionam como páginas da tela inicial do seu celular. Cada janela pode ter sua própria cor de fundo personalizada e seu próprio conjunto de marcadores e pastas. Existe também uma seção “Recentes” que mostra suas últimas abas abertas em todos os espaços. Toque em um link, ele abrirá no aplicativo; deslize para baixo para fechá-lo e retornar para a sua janela. Na parte inferior, há uma barra de pesquisa, que pode ser usada para fazer uma rápida busca no Google ou procurar em todas as suas abas e janelas.
O que não está presente no aplicativo Arc é a maioria dos recursos que normalmente se encontram em um navegador móvel. Não há nenhum botão de “abrir nova aba” ou barra de URL que permaneça em tela. Quando você usa o menu de busca e pesquisa algo, a página desaparece quando você desliza para baixo, a não ser que você a prenda pressionando o ícone de pin e a salve em um de seus espaços.
A maioria destes objetos foram removidos intencionalmente, pelo menos por enquanto. De acordo com a The Browser Company, as coisas básicas do navegador da web e as coisas básicas do Arc são diferentes – e eles consideraram apenas os elementos do Arc primeiro. A primeira versão do aplicativo móvel do Arc não continha um navegador da web, segundo Nate Parrott, um designer da equipe. “Nós apenas abrimos o Safari”, ele disse. Isso parecia ser um passo muito longo, então eles desenvolveram um, mas na verdade “não é um navegador muito bom”, disse Parrott. “Porque não fizemos um navegador móvel excepcional.” Internamente, a equipe o chama de um aplicativo acompanhante para Arc.
Até o momento, eu usei principalmente o Arc como uma ferramenta de transferência. É surpreendentemente complicado mover páginas da web entre dispositivos móveis e PCs, mas a barra lateral sincronizada do Arc torna este processo mais simples. Por exemplo, se eu procurar um local no Google Maps no meu MacBook, eu posso anexar isso à minha barra lateral e, em seguida, ele será exibido no meu telefone. Ao tocá-lo, ele é aberto diretamente no aplicativo Google Maps.
É espantoso, absurdamente difícil transferir páginas da web entre telefones e PCs, mas o Arc oferece uma barra lateral sincronizada que torna isso possível.
Na verdade, diversão rápida. O fato de que esse link abre o aplicativo Google Maps é a coisa mais legal sobre o aplicativo do Arc — e potencialmente o mais transformador. Em seu laptop, Arc é um monte de atalhos para diferentes aplicativos da web, mas no celular, também pode ser um lançador para todos os outros aplicativos em seu telefone. Dessa forma, é mais poderoso do que sua tela inicial — ele pode lançar não apenas Noção, mas uma página de Noção específica, ou um único vídeo do YouTube, ou o arquivo exato que você está procurando. Eu tenho um espaço Arc chamado “Queue” que é apenas links para programas Netflix, vídeos do YouTube, artigos do New York Times, e tudo o mais que eu quero voltar para. Tudo o que faço é tocar no link e, em seguida, abre no aplicativo certo.
Chegando ao núcleo da visão de “sistema operacional da Internet” da empresa de navegador, a maior ideia é que, em um mundo digital baseado na web, cada coisa é somente uma URL, significando que tudo pode ser ligado e acessado de qualquer lugar. Tudo que você precisa é um cliente leve no topo. Por isso, todo o Arc é, na verdade, um conjunto bem organizado de URLs, o que o torna um ótimo lançador.
Está bem, voltando à outra utilização que faço do Arc: armazenar objetos aleatórios. Você pode enviar conteúdos de outros aplicativos para o Arc por meio da Folha de Compartilhamento do iOS, e isso tem me ajudado muito a guardar aquelas coisas que quero ver mais tarde. Artigos para ler, vídeos do TikTok para enviar para minha esposa, esse tipo de coisa. Em outros navegadores, tudo se perde entre as inúmeras abas que eu tenho abertas, mas no Arc eu posso jogar para a barra lateral e acessar tudo quando eu retornar ao meu computador.
Para o que é necessário, o Arco é ótimo. A navegação é rápida, as animações são bonitas e a maioria das funções básicas já estão presentes, mesmo nas versões iniciais. Não me importo com o fato de que ele não seja um navegador completo – o minimalismo forçado do Arco torna o aplicativo mais limpo e eu preciso do Google e bookmarks mais do que necessito de uma série de gerenciamento de abas. Se você é usuário Android, é como usar a barra de pesquisa embutida para tudo; a efemeridade de tudo é na maioria das vezes uma coisa positiva.
Mas agora, permita-me fazer uma lista muito longa e muito incompleta de coisas que faltam do aplicativo móvel do Arc. Você não pode acessar seus favoritos — aquelas guias pintadas no topo do seu navegador de desktop — o que é estranho porque essas são as guias que você presumivelmente quer na maioria das vezes. Você pode adicionar às suas guias pintadas, mas não a seção de hoje mais temporária. Você não pode renomear guias ou alterar seus ícones. Você não pode criar um novo easyl ou nota, dois dos melhores recursos embutidos do Arco, nem você pode editar aqueles que você já fez. (Você pode vê-los, no entanto.) Você não pode criar um novo espaço ou alterar as cores de seus existentes. As extensões do navegador não funcionam, e nem “Boosts”, as mini-extensões do Arc que podem mudar como os sites individuais funcionam. Você não pode escolher qual aplicativo para abrir várias URLs com. O recurso Biblioteca do Arco não existe em todos os dispositivos móveis, então não há lugar para salvar screenshots ou downloads.
Miller e seus colegas não consideram nada disso novo. Eles me informaram que a maioria já estava no caminho. Porém, eles não sabem ao certo como isso funcionará. Ao conversar com a equipe da The Browser Company, ficou claro para mim que o processo de desenvolvimento os surpreendeu e desafiou suas crenças sobre o que é possível atingir com navegadores móveis. A sincronização de barra lateral de duas vias foi mais eficiente do que eles esperavam, bem como a conexão profunda com outros aplicativos. O que mais pode ser descoberto?
Parrott disse: “Há muito tempo, investigamos o que significa criar na web e em um dispositivo móvel, que é muito diferente do desktop?”. Ele contou a história de como a equipe desenvolveu uma maneira de salvar uma página, capturando-a – uma URL e uma imagem seriam armazenadas em um lugar. No entanto, ele disse que não estava certo, mas isso reforçou o pensamento de que a experiência de criação no celular é tão diferente.
Por anos, a Apple tem tentado limitar o que os fabricantes de navegador conseguem fazer, mas parece que a equipe Arc acredita que tudo está prestes a mudar. Não só a Apple, mas também Mozilla e Google estão desenvolvendo navegadores que não usam o motor de renderização WebKit da Apple, que é atualmente necessário para os navegadores no iOS. Se os reguladores pressionarem a Apple a abrir, ou se a Apple decidir relaxar suas regras, então as batalhas do navegador móvel podem acabar aquecendo. Arc na área de trabalho é construído sobre o Chromium, e se o Chromium for para o móvel, então o Arc pode acompanhá-lo.
Arc planeja superar Safari e tornar-se o navegador iOS padrão – eventualmente. Parrott declarou que a inovação na área de navegação móvel é muito baixa. “Tenho certeza de que podemos fazê-lo”, disse ele. No entanto, o objetivo não é simplesmente melhorar o Safari – o objetivo é reinventar o que um navegador móvel pode ser. Miller disse que todas as características do navegador serão subordinadas à ideia de que o usuário, David, tem coisas acontecendo em sua vida e precisa de algo para organizar sua vida digital em torno dela.
Até aqui, isso significa ter todas as minhas finanças em ordem. Esta é uma forma de início.