Os incidentes de subtração ilegal de equipamentos de computador alcançaram seu auge, principalmente na China, onde as autoridades aduaneiras prenderam um indivíduo que estava tentando passar algumas CPUs clandestinamente. Segundo os relatórios da mídia chinesa, o subtração ilegal tentou transportar várias CPUs, mas foi detido no fim.
A partir de relatos de funcionários das alfândegas, vários esforços de contrabando foram feitos na China, resultando num valor estimado de US$ 4 milhões.
Relatos diários afirmam que uma pessoa foi barrada ao chegar ao porto de Qingmao, na China continental, após tentar contrabandear aproximadamente 306 CPUs. O motivo da prisão foi o andar desajeitado do indivíduo, que despertou a desconfiança dos oficiais da Alfândega. Esta maneira de andar era presumivelmente devido ao peso que o contrabandista carregava, uma vez que as CPUs estavam espalhadas por todo o seu corpo.
Uma história oriunda da China: As autoridades aduaneiras detiveram 780 CPUs Intel que estavam sendo contrabandeadas em um motor de carro.
O indivíduo transportava os processadores contrabandeados de forma a envolvê-los ao seu redor, à cintura e às pernas, usando uma embalagem de fita. As imagens de superfície indicam que a pessoa estava usando roupas folgadas, provavelmente para ocultar o choque provocado pelo material de embalagem. Não se especifica qual é o modelo dos CPUs contrabandeados. Aparentemente, eles parecem ser algum tipo de chip Intel, pois possuem capacitores na parte de trás, ao contrário dos CPUs AMD Ryzen 7000 mais recentes.
Você pode estar se perguntando o motivo pelo qual as pessoas estão fazendo essas tentativas: a resposta é bastante clara. A questão está ligada à política de tributação na China, pois há um Imposto de Valor Agregado (IVA) de 13% para mercadorias enviadas para o continente chinês, enquanto que, se você for para algum lugar como Hong Kong, não há IVA. Isso resulta em maior lucratividade para os fornecedores locais e é por isso que esses esforços têm aumentado. Um incidente semelhante foi relatado recentemente, onde um contrabandista tentou transportar 420 SSDs M.2.
Ao longo de dois anos, a Alfândega da China estimou um montante total de US$ 4 milhões em relação a diferentes tentativas de contrabando de bens de hardware. A tendência sugere que o “grupo” envolvido não tem diminuído e, provavelmente, em breve seremos testemunhas de casos de componentes de alto nível serem contrabandeados por meio da China.