O compilador GCC foi atualizado com novos patches para a próxima família de processadores Intel Lunar Lake e Arrow Lake. Isto coincide com o padrão da Intel de oferecer suporte prévio para futuras arquiteturas, muitas vezes antes do AMD.
Intel geralmente fornece suporte antes do lançamento oficial, ao passo que a AMD tende a esperar até o momento de divulgação.
Phoronix reporta que a Intel agregou soporte para instrucciones por medio de un parche nuevo para Lunar Lake, Arrow Lake y Arrow Lake S. Se espera que los nuevos parches sean compatibles con la próxima versión del compilador GCC 14. Para aclarar esta actualización, el GCC (GNU Compiler Collection) es un conjunto de compiladores y herramientas desarrolladas para generar código de máquina.
O controlador mais recente da GPU da Intel Bow é extremamente adaptado para Starfield, consertando vários erros também.
Sempre que um processador novo é desenvolvido, ele vem com novas características, instruções e/ou alterações arquitetônicas. Para usufruir desses recursos, os programadores do GCC terão que atualizar o compilador para que suporte essas alterações. Normalmente, isso significa colocar em prática as novas extensões de instrução, facilitando a geração de código para o processador recém-lançado e mudando as estruturas internas do compilador.
Phoronix destaca um detalhe importante de que o Arrow Lake S dará suporte a AVX-VNNI-INT16, SHA512, SM3 e instruções SM4, enquanto outros modelos no Arrow Lake não. No entanto, esta informação não é ainda confirmada, pois o desenvolvimento está em suas fases iniciais. Apesar disso, essas instruções são úteis para aplicações de Inteligência Artificial e de Aprendizado de Máquina, mas não teriam muito efeito em um usuário médio.
Um relatório anterior da Intel, intitulado “Extensões de conjunto de instruções de arquitetura e recursos futuros”, também forneceu instruções semelhantes para serem acrescentadas na próxima geração de Arrow Lake-S. A Intel está sendo aplaudida por seus esforços para fornecer suporte adiantado para a sua próxima formação, ao contrário da AMD que costuma implementar o suporte até um mês antes do lançamento oficial.
Uma fonte de notícias é o Phoronix.