Questionando o meio ambiente, os incidentes de contaminação tornaram-se cada vez mais comuns.
- Rumores dizem que a DeepMind, ao longo dos anos, não conseguiu obter um maior grau de autodeterminação em relação ao Google.
- O co-fundador da OpenAI reconheceu que sua abordagem anterior de compartilhar a pesquisa de forma aberta estava incorreta.
- Uma comparação entre os chatbots baseados em Inteligência Artificial, Bard, Bing e ChatGPT.
O Bardo do Google não teve o melhor dos começos – e, de acordo com a The Information, a empresa está tão interessada em reverter a sorte de seus bots de bate-papo baseados em Inteligência Artificial que está impulsionando sua divisão DeepMind a ajudar a equipe do Google Brain a competir com o OpenAI por meio de uma iniciativa chamada Gemini. O relatório da Informação também traz uma alegação potencialmente surpreendente de que o Google treinou o Bardo usando dados da ChatGPT do OpenAI, que foram raspados de um site chamado ShareGPT. Um ex-pesquisador de IA da Google criticou essa utilização de dados, de acordo com a publicação.
A Google veemente e categoricamente negou que qualquer dado do ShareGPT ou ChatGPT está sendo usado. De acordo com Chris Pappas, porta-voz da empresa, “Bard não foi treinado com dados desses programas”.
Papas se recusou a declarar se o Google havia utilizado informações obtidas do ChatGPT para ensinar o Bard no passado. “Lamentavelmente, tudo que posso fornecer é a declaração feita ontem”, disse ele.
Segundo o relatório da The Information, Jacob Devlin, um engenheiro da Google AI, passou imediatamente para a OpenAI, a concorrente, depois de alertar a Google que o uso de dados do ChatGPT violaria os termos de serviço da OpenAI e geraria respostas muito similares. Uma fonte disse à publicação que o Google cessou o uso desses dados após o aviso de Devlin. Possivelmente, eles também descartaram essa parte do treinamento.
Ainda que seja incerto se o Google empregou informações, é intrigante ouvir que o Google pode estar contribuindo com o DeepMind, que tenta obter mais independência do buscador há muito tempo.
Atualização em 30 de março, 2:02PM ET: Ao ser questionado se o Google havia utilizado o formulário de dados do ChatGPT-Bard anteriormente, a empresa apenas informou que o Bard “não foi treinado com dados do ChatGPT ou ShareGPT”.