Conclusões: 2022 foi um ano extremamente bem sucedido para laptops. Vimos telas dobráveis, esteticamente bonitos painéis OLED e performances que quebram todos os recordes, mas agora que o ano está chegando ao fim, o que podemos esperar dos laptops em 2023?
Reuni uma compilação de tendências de laptop que eu acredito que podem bem surgir nos próximos 12 meses. Estas previsões são baseadas em informações que obtive ao revisar vários laptops durante este ano.
Existe a possibilidade de que a maior parte das predições não se concretize, porém isso é divertido (e não há maneira melhor de finalizar o ano do que um texto poético-analítico).
Em seguida, sem mais atraso, aqui está o que eu acredito que você deveria esperar de computadores portáteis em 2023.
Ecrãs ainda maiores, processadores mais velozes e mais memória RAM.
Moldes de tela Chunky de laptops estão se tornando tão raros que eles correm o risco de desaparecer. A Microsoft Surface é o único fabricante que manteve viva a presença dos painéis de tela Chunky em laptops de alto padrão. Com isso em conta, parece que as marcas de laptop farão suas telas ainda mais finas ao longo de 2023 a fim de conseguir instalar painéis de tela maiores.
O fabricante Asus sugeriu que um laptop de 18 polegadas será apresentado durante o CES 2023. Boatos dizem que outras marcas também poderão se aproveitar desse cenário. Laptops grandes costumam ter telas de 17 polegadas, por isso seria notável se os painéis de 18 polegadas se tornassem populares em breve.
A atualização não pode ser restrita a computadores portáteis de jogos. Gostaria muito de ver um LG Gram de 18 polegadas no ano que vem, se a LG conseguir manter a sua leve construção. Também podemos observar os laptops de 13 polegadas sendo gradativamente substituídos por alternativas de 14 polegadas. Quem sabe a maravilhosa linha Dell XPS 13 não se torne a Dell XPS 14 em breve.
Uma polegada não parece muito importante, mas é extremamente útil para a produtividade e diversão. Além disso, laptops ficam ainda mais bonito quando não há bordas visíveis.
As pequenas telas de LED nos laptops premium estão sendo o mais novo fenômeno nos computadores portáteis.
Em 2022, vimos um aumento na popularidade dos laptops OLED, com as marcas Asus e Acer aderindo à tecnologia para melhorar a qualidade da tela. Acredito que em 2023 veremos um efeito semelhante dos painéis mini LED.
A mini tecnologia LED oferece benefícios comparativos em relação ao OLED. Apresenta um nível de luminosidade mais elevado (ideal para quem precisa trabalhar ao ar livre), melhora a qualidade do HDR para vídeo e pode aperfeiçoar a exatidão das cores para os profissionais.
O contrastante fantástico oferecido pela OLED ainda torna essa tecnologia uma escolha melhor para filmes e jogos, no entanto, existem muitas pessoas que não usam laptops para tais usos. Por isso, eu prevejo que muitos fabricantes de laptop começarão a adotar mini telas LED a partir de 2023, como alternativa.
É possível comprar alguns laptops com telas Mini LED, como o MacBook Pro e Gigabyte Aero 16, que ainda são relativamente incomuns, se comparados aos LCDs e OLEDs. O MacBook Air pode ser um dos próximos a usar um monitor Mini LED, e se isso acontecer, tenho certeza que outros notebooks de produtividade também o farão.
Ainda acredito que OLED será a tecnologia mais requisitada para laptops de alto nível em 2023, pois se tornou uma expressão muito usada e as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com ela. No entanto, existe a possibilidade de que mini laptops LED comecem a ganhar força no decorrer do ano.
A partida do trackpad físico foi um choque para muitos usuários.
Eu jamais teria previsto que o trackpad físico poderia morrer há alguns anos, mas agora acredito que o tempo dessa característica ultrapassada está próximo do fim. Em 2022, experimentei vários laptops que usavam um trackpad com feedback háptico ao invés disso.
Esta nova tecnologia significa que você não precisa mais empurrar o trackpad para baixo ao clicar, com vibrações substituindo a sensação de clique. Ao implementar este recurso, os fabricantes podem criar laptops mais finos, enquanto ainda oferecem gestos adicionais no trackpad para aumentar a versatilidade.
Em 2022, muitas laptops abraçaram o uso de trackpads com feedback háptico. A Microsoft incluiu essa tecnologia no Surface Laptop Studio, e a Dell XPS 13 Plus também contou com ela. A Huawei, por sua vez, persistiu na utilização da mesma na série MateBook X Pro.
Aos poucos, os trackpads de feedback háptico estão se tornando cada vez mais desejados pelos consumidores. Eu não acredito que os trackpads físicos desaparecerão por completo até 2023, mesmo no setor de alto desempenho, mas acho que no ano que vem mais fabricantes adotarão essa tecnologia.
Os computadores portáteis com dois telas estão finalmente disponíveis.
Microsoft anunciou que mudaria o mundo em 2020 com o lançamento da superfície de tela dupla Neo como o futuro dos laptops. No entanto, três anos se passaram e ainda não vimos a Neo ou qualquer outro com seu design. Apesar disso, creio que isso vai mudar em 2023.
Já havíamos visto alguns laptops dobráveis, como o Asus ZenBook 17 Fold OLED e o Lenovo ThinkPad X1 Fold (2022), mas eles encontraram alguns desafios, principalmente devido ao elevado preço de produção das telas dobráveis.
Uma tela dupla seria benéfica para resolver este problema, pois usa uma dobradiça para ligar duas telas de tamanho padrão. Ter duas telas de tamanho completo fornece muita versatilidade aos usuários. Por exemplo, você pode usar um teclado Bluetooth externo para melhorar a multitarefa ou colocar o teclado sobre a segunda tela para usar o dispositivo como um laptop tradicional.
Este projeto é tão sedutor que ainda não foi visto no mercado. Tenho certeza de que, finalmente, veremos alguma empresa, seja a Microsoft com o Surface Neo ou alguma outra, lançá-lo em 2023.