A CPU N100 foi testada com vários benchmarks de jogos, usando o gráfico Xe-LP integrado iGPU, tanto no Intel Quad-Core como no E-Core.
A CPU Intel N100 de 4 E-Cores oferece um desempenho de iGPU adequado com apenas 6W de TDP.
A Intel tem agora a formação do Alder Lake-N à disposição há um tempo, oferecendo uma alternativa aos chips Pentium e Celeron. O processador oferece uma potência satisfatória, e os resultados das benchmarks do Team Pandory demonstraram o rendimento do iGPU no processador N100 da Intel.
O processador Intel N100, com quatro núcleos E, trabalha em conjunto com o núcleo i5-7400, de 65W, apenas utilizando 6 Watts.
Para aqueles que não estão cientes, a linha Alder Lake-N da Intel foi projetada para garantir maior eficiência na potência com até oito núcleos baseados na microarquitetura Gracemont. Os resultados previamente alcançados indicaram que o Intel N100 é tão bom quanto o i5-7400. A mesma linha também conta com 8 variantes de núcleo.
Contudo, direcionaremos nossa atenção para a GPU integrada, que conta com 24 unidades de execução (UEs) e suporte para decodificação AV1 e reprodução de vídeo 8K a 60fps graças à arquitetura Xe-LP da Intel.
O time Pandory se esforçou para atingir os benchmarks do iGPU na Intel N100. Foram feitos testes em dez jogos, incluindo GTA V e DOTA 2, em configurações mínimas que possibilitassem uma experiência satisfatória.
A GPU Xe-LP, conforme previsto, mostrou-se aquém do padrão em quase todos os jogos, com exceção do Resident Evil 5, que conseguiu alcançar uma boa taxa de imagens por segundo de 70 FPS. Outros jogos de grande porte tiveram principalmente resultados abaixo dos 30 FPS, o que era esperado, uma vez que o processador é classificado com 6W TDP e 3,4GHz de turbo máximo.
Resultados de benchmark da GPU Intel N100.
Resultado:As avaliações da CPU Intel N100 indicam que o processador é apto para programas comuns; no entanto, não se deve esperar grandes resultados em jogos. Confrontando o consumo reduzido de energia, ele fornece desempenho aceitável. As avaliações foram obtidas no Chuwi Gemibook XPRO, com 8 GB de memória DDR5 operando por um único canal.
A Intel criou o Alder Lake-N para consumidores com orçamentos apertados que buscam um computador para uso diário. Apesar disso, não houve muita demanda para ele pois apenas poucos modelos contém os novos SoCs, diferentemente do Celeron, que tem sido muito procurado por conta dos Chromebooks lançados.
A Apple declarou hoje que o seu novo iPhone 12 terá a tecnologia 5G integrada.